terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

INICIO > INTRODUÇÃO

  • INTRODUÇÃO
A Associação do Centro Histórico de São José, pela sétima vez realizará, dia 24 de Março, o Festival da Sopa de Siri, para valorizar a culinária tradicional, integrar a comunidade e fomentar a vivência do Centro Histórico do Município. Ao mesmo tempo homenagear personalidades da sociedade josefense.
Parafraseando os historiadores Gilberto Gerlach e Osni Machado, “O Centro Histórico é o berço da nossa civilização josefense, sendo assim, ele não deve ser esquecido por esta geração do inicio do século XXI...”.
Com este evento, a Associação do Centro Histórico de São José busca reavivar a cultura gastronômica litorânea brasileira, reeditando dois de seus principais representantes culinários – a sopa de siri e o pirão com lingüiça, mas numa abordagem que traz outro viés: a possibilidade de disponibilizar à população mais uma alternativa de entretenimento cultural (neste caso ligado a gastronomia) para crianças, jovens, adultos e idosos; e o incentivo à pesquisa individual ou coletiva, para melhor produzir os pratos em questão, numa ação que, claramente, visa a fomentar, manter e divulgar o patrimônio histórico e material da região, se possível, até criando nova oportunidade para ligar este já consolidado evento a um possível roteiro de turismo cultural, ora em estudo pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo em conjunto com operadoras de turismo receptivo.


Fazendo um breve retrospecto podemos ressaltar 
as homenagens das edições anteriores.



  • 1ª Edição – Homenagem concedida aos integrantes da Sociedade Musical União Josefense;
  • 2ª Edição – Homenagem concedida aos ex-professores do Grupo Escolar Francisco Tolentino;
  • 3ª Edição – Homenagem concedida aos ex-atletas do Ipiranga Futebol Clube;
  • 4ª Edição – Homenagem concedida aos membros da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos;
  • 5ª Edição – Homenagem concedida aos integrantes do Apostolado da Oração.
  • Este ano pretendemos homenagear as Escolas Públicas do Município de São José, bem como uma homenagem especial ao Lar de Zulma.
  • 6° Edição - Homenagem concedida aos ex-professores da rede pública de ensino.